Por que Maquiavel continua atual?

Porque não se pode negar a condição humana, que ainda é a mesma.

O Homem em sua bolha não enxerga o mundo para além de si mesmo

Já vou logo dizendo: eu acredito no ser humano. Acredito que a maioria das pessoas são de bem. Deixo isso claro logo no início porque vou entrar em um debate crítico sobre a visão de Nicolau Maquiavel, relatada em sua obra O Príncipe.

O livro é uma obra que atravessou gerações. Desde o início da renascença na Florença Italiana do século XVI até os dias de hoje, a ideia de Maquiavel sobre o homem político se mantem viva na pele de muitos personagens da cena atual.

Com a chegada das eleições no próximo mês, não poderia haver momento mais oportuno para falar sobre isso. Vambora?

Ponte Vecchio

A Ponte está sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália. Existe desde 1345 antes mesmo de Nicolau Maquiavel.

Maquiavel, nada romântico

Para ele, sua obra só mostrava a política tal como ela era ou seja, um grande jogo no qual vencia o melhor player. Valores como piedade, fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade eram muito importantes. Afinal de contas um governante deveria ser conhecido por tais características. Todavia, não carecia de tê-las de verdade. Até porque se uma autoridade tivesse de fatos todas essas qualidades ele poderia sair do poder antes do esperado.

Dois conceitos eram muito caros a Maquiavel: Fortuna e virtú (não vou usar a tradução virtude veja aqui os motivos). O primeiro não está ao alcance do governante, pois ter fortuna significa ter sorte. É o aleatório, o inesperado.  É a fortuna de que eventos inesperados sejam favoráveis à permanência do príncipe no poder. Porém, não se pode contar com isso sempre.

O segundo, virtú, nem de longe se trata da virtude tal como conhecemos, mas de ter a “manha” para governar, saber passar a imagem correta aos súditos ainda que não seja verdadeira. É enganar aqueles que se deixam enganar, ser desonesto caso necessário. É fazer qualquer coisa para permanecer no poder.

O príncipe poderia ser mentiroso, maldoso, desleal, cruel desde que parecesse ser o oposto. Dureza né…

Fermentas para compreender a política atual

Sem dúvidas, quando lemos esse livro passamos a olhar para a política de uma maneira diferente. Sabemos que muitos políticos mentem com o único objetivo de se manterem no poder. Eles constroem em torno de si uma imagem de salvador da pátria que jamais corresponderá a verdade.

O Príncipe

Trecho famoso da obra mais popular de Maquiavel, O Príncipe.

O texto de Maquiavel nos dá uma perspectiva que ajuda a compreender do que são capazes os homens do poder. Nos dá ferramentas para avaliar e buscar provas e informações com o intuito de saber se os políticos atuais estão mesmo comprometidos com suas ideias.

Crítica, a melhor arma contra a enganação

É verdade que compramos ideias prontas que nos parecem lógicas. É verdade que assumimos discursos sem saber a real intenção daquelas ideias. É verdade que somos preguiçosos e encontramos nesses atalhos o assassinato de nosso senso crítico.

Formamos opiniões sem olhar para além da nossa realidade, levando em consideração apenas aquilo que nos convém. E assim, meus amigos, é muito fácil ser enganado. Os políticos estão aí para tirar o melhor proveito da nossa falta de senso crítico.

Então, aqui vai um convite. Sempre que uma ideia lhe parecer bem e confortável leia, investigue e descubra o que há de desconfortável nessa ideia. Toda moeda tem dois lados. Essa é uma verdade.

Se estivermos dispostos a não crer logo de cara nos discursos que nos parecem afáveis, muitas mentiras (disfarçadas de verdades) se desmoronarão.

Te convido a fazer esse exercício crítico como forma de combate às mentiras que os políticos contam. Nicolau Maquiavel já nos deu a dica, o que faremos com ela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s